FIXISMO: UMA DAS VISÕES SOBRE A ORIGEM DAS ESPÉCIES
A NOÇÃO DE QUE OS SERES VIVOS MUDAM AO LONGO DO TEMPO É, PARA NÓS, TÃO NATURAL QUANTO À IDÉIA DE QUE AS CÉLULAS SÃO AS UNIDADES DA VIDA E DE QUE O DNA É O MATERIAL GENÉTICO DOS SERES VIVOS. ESSA FORMA DE PENSAR CARACTERIZA O TRANSFORMISMO, DOUTRINA SEGUNDO A QUAL AS ESPÉCIES SE TRANSFORMAM.
GRADUALMENTE NO DECORRER DO TEMPO, SENDO TODAS PROVENIENTES DE ANCESTRAIS COMUNS, POR EVOLUÇÃO. O FIXISMO, INVERSAMENTE, DEFENDIA QUE CADA ESPÉCIE VIVA TERIA SURGIDO POR UM ATO DE CRIAÇÃO DIVINO, TENDO HOJE EXATAMENTE AS MESMAS AS MESMAS CARACTERÍSTICAS QUE POSSUÍA NA ÉPOCA PRIMITIVA. AS IDÉIAS FIXISTAS PERDURAM DESDE A ANTIGUIDADE ATÉ O SÉCULO XIX, QUANDO O NATURALISTA CHARLES DARWIN PUBLICOU A ORIGEM DAS ESPÉCIES, OBRA QUE CAUSOU MUITA POLÊMICA NO MUNDO CIENTIFICO DA ÉPOCA. PARA O FILoSOFO GREGO ARIStoTELES, CADA ESPÉCIE VIVA PODIA SER ARRUMADA NUM DOS DEGRAUS DE UMA ESCADA, NO SENTIDO DE UMA COMPLEXIDADE CADA VEZ MAIOR. CADA DEGRAU DA ESCADA TERIA, ASSIM, SEU OCUPANTE DEFINITIVO, NÃO PODENDO HAVER MUDANÇA DE LUGAR, JÁ QUE AS ESPÉCIES BIOLÓGICAS ERAM PERFEITAS E NÃO SE TRANSFORMAVAM NO DECORRER DO TEMPO. A VISÃO DE ARISToTELES PREVALECEU POR MAIS DE 2000 ANOS. 0 ESTUDO DA BÍBLIA NA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL FORTALECIA A IDÉIA DE QUE A TERRA TERIA MAIS OU MENOS 6000 ANOS DE IDADE E QUE CADA FORMA DE VIDA TERIA SIDO CONSTRUÍDA, UMA A UMA, PELO CRIADOR.NO SÉCULO XVIII, POR EXEMPLO, A BIOLOGIA FOI DOMINADA PElA TEOLOGIA NATURAL, FILOSOFIA DEDICADA A DESCOBERTA DOS PIANOS DO CRIADOR, POR MEIO DA NATUREZA. TODAS AS ADAPTAÇÕES DOS ORGANISMOS VIVOS ERAM VISTAS COMO UMA PROVA DE QUE O CRIADOR HAVIA PLANEJADO CADA ESPÉCIE PARA UMA FINALIDADE ESPECÍFICA. 0 PRÓPRIO LINEU, INVENTOR DO SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO USADO ATÉ HOJE, ERA FIXISTA. SEU SISTEMA TAXONÔMICO, PORÉM, CRIADO COM BASE NA MAIOR E MENOR SEMELHANÇA ENTRE OS GRUPOS BIOLÓGICOS, SERIA USADO POR DARWIN CEM ANOS DEPOIS PARA A ELABORAÇÃO DE SUA TEORIA DA SELEÇÃO NATURAL. O FRANCÊS GEORGES CUVIER (7769-1832), TAMBÉM FIXISTA, DESENVOLVEU BASTANTE ESTUDO DOS FOSSEIS. CUVIER REPARAVA QUE CAMADAS DE ROCHAS DE IDADES DIFERENTES CONTINHAM FOSSEIS DE ESPÉCIES DIFERENTES, O QUE MAIS TARDE FOI INTERPRETADO COMO UMA PROVA DE QUE AS ESPÉCIES MUDAM COM O PASSAR DO TEMPO. CUVIER, NO ENTANTO, ATRIBUÍA ESSE FATO À OCORRÊNCIA DE CATÁSTROFES NATURAIS, COMO INUNDAÇÕES, SECAS OU TERREMOTOS, QUE TERIAM FEITO DESAPARECER ESPÉCIES DO PASSADO.
NO FINAL DO SÉCULO XVIII, PORÉM, MUITOS NATURALISTAS ACREDITAVAM QUE AS ESPÉCIES PODIAM MUDAR NO DECORRER DO HISTORIA DO VIDA. 0 BIÓLOGO FRANCES JEAN-BAPTISTE LAMARCK, ENCARREGADO DO COLEÇÃO DE INVERTEBRADOS NO MUSEU DE HISTORIA NATURAL DE PARIS, FOI 0 PRIMEIRO CIENTISTA A PROPOR UMA IDÉIA COERENTE, UM MECANISMO QUE EXPlICAVA COMO OS SERES VIVOS EVOLUÍAM. EM VEZ DA "ESCADA"ÚNICA COM DEGRAUS FIXOS, PROPOSTA POR ARISTÓTELES, LAMARCK ACREDITAVA NA EXISTÊNCIA DE VARIAS "ESCADAS" E, 0 MAIS IMPORTANTE, NA POSSIBILIDADE DE AS ESPÉCIES SEREM CAPAZES DE "MUDAR DE DEGRAU" - EM OUTRAS PALAVRAS, DE SE TRANSFORMAR. EMBORA AS IDEIAS DE LAMARCK SOBRE 0 MECANISMO DO EVOLUÇÃO SEJAM HOJE REJEITADAS, ELE TEVE 0 MÉRITO DE PROPOR PELA PRIMEIRA VEZ UMA IDEIA DE EVOLUÇÃO QUE FOI LEVADA A SERIO. A REVOLUÇÃO NA FORMA DE SE ENXERGAR A HISTÓRIA DA VIDA, NO ENTANTO, COUBE A DARWIN, NA SEGUNDO METADE DO SÉCULO XIX..
SOBRE O TEXTO:
1.SEGUNDO O TEXTO, 0 QUE DIZIAM OS FIXISTAS SOBRE A HISTORIA DA VIDA NA TERRA?
2.AINDA SEGUNDO O TEXTO, QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS IDEIAS DEFENDIDAS PELOS EVOOLUCIONISTAS?
3.CAMADAS DE ROCHAS DE IDADES DIFERENTES ABRIGAM FOSSEIS QUE PERTENCEM AS ESPECIES DIFERENTES." COMO ESSE FATO PODERIA SER INTERPRETADO POR UM FIXISTA? E POR UM EVOLUCIONISTA?
4.QUAL SERIA A IDADE DA TERRA, SEGUNDO A CIÊNCIA ATUAL? LEMBRE-SE DA ORIGEM DA VIDA.
Bom desempenho!
Uma anistia para os políticos?
Há 8 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário