segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Teste seus conhecimentos...

1) Ao fazer um exame sangüíneo, um indivíduo constata em seu resultado que sua taxa de hemoglobina está mais baixa que o normal, e que sua taxa de açúcar está acima do nível considerado normal. Seu médico suspeitará imediatamente de que este indivíduo pode estar com as seguintes alterações metabólicas, respectivamente:
A) hemofilia e anemia.
B) anemia e diabetes.
C) leucemia e diabetes.
(D) hipoglicemia e obesidade.
(E) diabetes e hemofilia.

2) O complexo de lagunas e lagoas da cidade do Rio de Janeiro tem sofrido incessantemente com o des-pejo de esgotos. No início de março deste ano, a lagoa Rodrigo de Freitas apresentou uma mortandade de 136 toneladas de peixes, o que chamou a atenção da população para o estado agudo de desequilíbrio am-biental em que se encontram esses ecossistemas.
Assinale a alternativa que melhor explica a mortalidade desses animais:
(A) Os peixes, ao se alimentarem da matéria orgânica lançada na lagoa junto ao esgoto, morrem por conta-minação, provocada pelo crescimento das bactérias anaeróbicas
(B) O excesso de nutrientes na água proveniente de esgotos e fertilizantes favorece a proliferação de bacté-rias aeróbicas, provocando uma baixa na concentração de oxigênio dissolvido na água e a morte dos seres aeróbicos
(C) Quando lançamos uma quantidade excessiva de substâncias orgânicas na água, há o aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas e o conseqüente aumento na quantidade de oxigênio.
(D) A poluição da água com detergentes biodegradáveis pode perturbar o ciclo do carbono, com conse-qüente mortandade dos peixes.
(E) Nas lagoas eutrofizadas, há uma proliferação excessiva das algas, gerando uma grande competição pela luz e pelos nutrientes minerais.

3) Em aterros sanitários encontramos drenos (espaços por onde é possível deixar escapar o gás produzido pela decomposição do lixo). Esses drenos liberam gases capazes de serem queimados. Assinale a alternativa que relaciona corretamente um exemplo desses gases combustíveis e sua forma de produção.
(A) Metano, produzido por bactérias anaeróbias
(B) Metano, produzido por bactérias aeróbias.
C) Metano, produzido por reações químicas abióticas.
(D) Oxigênio, produzido por bactérias anaeróbias.
E) Gás carbônico, produzido por reações químicas abióticas.

4) O princípio das vacinas se baseia na:
(A) imunização ativa através da introdução de anticorpos.
(B) imunização passiva através da introdução de anticorpos.
(C) imunização ativa através da introdução de antígenos.
(D) imunização passiva através da introdução de antígenos.
(E) imunização ativa através da ingestão de antibióticos.

1.Resposta: (B) anemia e diabetes.A diminuição da taxa de hemoglobina indica a possibilidade de um distúrbio chamado de anemia, enquanto a alta taxa de açúcar (glicose) no sangue indica a de diabetes. A hemofilia é uma doença na qual o indivíduo afetado tem dificuldade de coagulação sanguínea pela falta de um dos fatores (substâncias) responsáveis por esse processo. A leucemia é uma neoplasia - degeneração histológica com grande proliferação celular - que atinge a linhagem de células que dá origem aos glóbulos brancos, ocasionando um grande aumento destes no sangue circulante. A hipoglicemia é um estado em que se observa a taxa de glicose no sangue abaixo dos limites normais.
2.Resposta: (B) O excesso de nutrientes na água proveniente de esgotos e fertilizantes favorece a proliferação de bactérias aeróbias, provoca uma baixa na concentração de oxigênio dissolvido na água e a morte dos seres aeróbios.Esta é a resposta certa porque quando lançamos uma quantidade excessiva de substâncias orgânicas na água, há um aumento de microrganismos decompositores, o que leva a um aumento no consumo de oxigênio e a uma queda na taxa desse gás, causando a morte de seres aeróbios.
3.Resposta: (A) metano, produzido por bactérias anaeróbias. Nos aterros sanitários, após a fase aeróbia, quando ocorre produção de CO2, passa a ocorrer a fase anaeróbica, com produção de gases como o gás carbônico (CO2) metano (CH4) e gás sulfídrico (H2S). Destes, somente o metano é gás combustível.
4.Resposta: (C) imunização ativa através da introdução de antígenos.
As vacinas se baseiam no estímulo de produção de anticorpos pelo indivíduo que recebe os antígenos presentes na vacinas. Estes antígenos podem ser parte ou o agente causador da doença enfraquecido

Um comentário:

Anônimo disse...

legal...muiuto fácil. acertei 2 professorinha quwerida